Esta manhã, perto da Praia Verde, realizou-se a abertura do projeto IN Póvoa- Praia para todos, que está inserido no “Projeto Unidos Vencemos Barreiras” do Instituto Maria da Paz Varzim, em Parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Este projeto facilita o acesso a todas as pessoas com desafios de acessibilidade a irem à praia e ao mar, tornando a praia mais acessível e inclusiva. Para que tal aconteça da melhor maneira, é preciso ter uma equipa de voluntários, da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, que ajuda as pessoas e fazem com que o projeto também seja possível.
O IN Póvoa- Praia para todos volta à Praia Verde a partir de hoje, até ao dia 31 de agosto, das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 17h30, pelo terceiro ano consecutivo.
O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira marcou presença e saudou todas as entidades parceiras deste projeto, acrescentando que sem os voluntários não há IN Póvoa. O Presidente da Câmara deu a conhecer umas das novidades, deste ano, que é “um tapete onde as cadeiras se deslocam com maior facilidade até ao mar. Numa primeira iniciativa comprámos este tapete para ver se funcionava e, realmente, funcionou bem. Para o ano teremos mais extensão e mais tapetes, como forma de facilitarmos o acesso. Disse ainda que “para o ano gostaria de ver este projeto estendido, pelo menos a uma freguesia do Concelho, isto é, para as freguesias mais a norte, para criarmos também um segundo polo deste projeto, por forma a conseguir ajudar as pessoas que se deslocam a essas praias. Este ano, temos um novo parceiro a ColorAAD que vai já colocar as bandeiras, para que, as pessoas possam ter acesso e perceber qual é efetivamente a bandeira que está hasteada. Agradeço desde já a vossa colaboração”
Terminou com um apelo “façam um uso responsável da praia e fazer um uso responsável da praia é acatar as indicações dos nadadores salvadores, é acatar as indicações da sinalética, para evitarmos problemas maiores.”
O Comandante Marques Coelho, responsável pela segurança e ordenamento das praias, também esteve presente e mostrou a sua satisfação neste projeto que é verdadeiramente inclusivo, completo e bem estruturado, sendo único no país nos moldes em que é organizado e desenvolvido. Por fim, deixou uma palavra de apreço pelos Nadadores Salvadores.
Olindina Novo, coordenadora do projeto agradeceu a presença de todas as entidades parceiras e prosseguiu dizendo que “é um enorme orgulho para nós ver o projeto crescer e conseguirmos mobilizar pessoas, entidades e todos os esforços para mudar consciências. Relembrou que “o projeto IN Póvoa foi um projeto piloto em 2016, durante o mês de julho, mas o seu impacto permitiu que fosse alargado para o mês de agosto e nesse mesmo ano, lavamos 23 pessoas à água. Em 2017, voltámos a implementar o projeto e para nossa surpresa passámos de 17 voluntários em 2016, para 29 em 2017 e de 23 pessoas que levámos à água,em 2016 passámos, em 2017 para 78 pessoas. Tudo isto só foi possível graças ao apoio que a Câmara nos tem dado e aos parceiros que também nos apoiam. Faço um agradecimento especial à Câmara que disponibilizou os tapetes e as cadeiras anfíbias, que vão facilitar o dia a dia dos voluntários, mas também o conforto que iremos dar aos utilizadores dos projeto.”
A abertura oficial do IN Póvoa terminou com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira a hastear a bandeira da ColorAAD.