No seu discurso, Aires Pereira agradeceu à empresa de construção que realizou a empreitada CJR pelo espírito de colaboração e execução antes do prazo previsto, bem como aos proprietários que cederam os seus terrenos.

Para o Presidente da Câmara, foi um “dia histórico” porque “começamos, há muitos anos, a sonhar com esta via”, tal como se pode ler na placa inaugural: “Muitos sonharam/ Alguns colaboraram/ Poucos impediram/ Nós concluímos”. Neste sentido, reconheceu que “este executivo tem transfigurado a Póvoa de Varzim porque assume compromissos com os poveiros e executa-os”.

Sobre a obra inaugurada, Aires Pereira referiu que “termina a circular da Póvoa de Varzim e cria, a partir de hoje, uma verdadeira alternativa à circulação na Estrada Nacional 13 e termina este grande investimento, a construção desta Via B, que se iniciou em Portas Fronhas (Vila do Conde) e termina no cruzamento de Aver-o-Mar com Navais”. Trata-se, portanto, de uma obra que irá mudar a forma como circulamos na Póvoa de Varzim.