Passar para o conteúdo principal

O dia de ontem foi de festa para a freguesia de Laundos. Foram inaugurados os vitrais da Igreja de Nossa Senhora da Saúde com uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que procedeu à bênção dos mesmos.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da autora dos vitrais, Dina Figueiredo, e do Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, António Pontes.

D. Jorge Ortiga transmitiu que “a arte nos leva ao encontro de Deus, projeta-nos para além do que conseguimos ver, permitindo-nos ver mais além”. Neste sentido, desejou “que estes vitrais sejam a certeza de que que todos que por aqui passarem deem um passo em frente em direção a Deus”.

A artista Dina Figueiredo revelou que os vitrais são inspirados no Salmo 150 e foram elaborados na Galeria de Arte, Tocchi di Colore, em Itália, acrescentando que tinha procurado entrar em diálogo com o espírito do local: “os vitrais da fachada principal pretendem exprimir o louvor neste lugar, o Santuário da Senhora da Saúde, situado num monte circundado de colinas verdejantes e de um céu que evoca a presença de Maria, qual Céu azul, manto que cobre”.

Dina Figueiredo explicou que na composição dos vitrais do presbitério “pretende-se fazer ecoar em quem reza a admiração, a maravilha, a exultação de alegria, a elevação, com cores quentes e linhas dinâmicas em contraste com azuis fortes, o azul celeste e o rosa dourado. A trompa é o instrumento típico dos sacerdotes. A harpa e a cítara são os instrumentos dos levitas. Os timbales, danças, cordas, flautas e címbalos são o meio de participação de todo o povo”.

A artista transmitiu ainda que “nem todos os vitrais das janelas têm representados anjos, em alguns estão representados apenas instrumentos. Concebidos desta forma com a preocupação de deixar bem evidente o grande coro de anjos, sonantes e dançantes, assim como a abóbada de estrelas pintadas. Todo o lugar sagrado, todo o santuário é louvor”.

À cerimónia religiosa seguiu-se uma visita guiada aos vitrais para terminar a manhã. À tarde, houve um Concerto em honra de São Miguel no Santuário de Nossa Senhora da Saúde pelos grupos corais: Coro Infantil de Amorim e de Laúndos, Pequenos Cantores de Amorim e de Laúndos, e Coro Manuel Giesteira.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.