A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da autora dos vitrais, Dina Figueiredo, e do Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, António Pontes.

D. Jorge Ortiga transmitiu que “a arte nos leva ao encontro de Deus, projeta-nos para além do que conseguimos ver, permitindo-nos ver mais além”. Neste sentido, desejou “que estes vitrais sejam a certeza de que que todos que por aqui passarem deem um passo em frente em direção a Deus”.

A artista Dina Figueiredo revelou que os vitrais são inspirados no Salmo 150 e foram elaborados na Galeria de Arte, Tocchi di Colore, em Itália, acrescentando que tinha procurado entrar em diálogo com o espírito do local: “os vitrais da fachada principal pretendem exprimir o louvor neste lugar, o Santuário da Senhora da Saúde, situado num monte circundado de colinas verdejantes e de um céu que evoca a presença de Maria, qual Céu azul, manto que cobre”.

Dina Figueiredo explicou que na composição dos vitrais do presbitério “pretende-se fazer ecoar em quem reza a admiração, a maravilha, a exultação de alegria, a elevação, com cores quentes e linhas dinâmicas em contraste com azuis fortes, o azul celeste e o rosa dourado. A trompa é o instrumento típico dos sacerdotes. A harpa e a cítara são os instrumentos dos levitas. Os timbales, danças, cordas, flautas e címbalos são o meio de participação de todo o povo”.

A artista transmitiu ainda que “nem todos os vitrais das janelas têm representados anjos, em alguns estão representados apenas instrumentos. Concebidos desta forma com a preocupação de deixar bem evidente o grande coro de anjos, sonantes e dançantes, assim como a abóbada de estrelas pintadas. Todo o lugar sagrado, todo o santuário é louvor”.

À cerimónia religiosa seguiu-se uma visita guiada aos vitrais para terminar a manhã. À tarde, houve um Concerto em honra de São Miguel no Santuário de Nossa Senhora da Saúde pelos grupos corais: Coro Infantil de Amorim e de Laúndos, Pequenos Cantores de Amorim e de Laúndos, e Coro Manuel Giesteira.