Além da presença da Presidente de Direção da FAPPEPVarzim, Magda Costa, estiveram presentes Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Jorge Ascenção, representante dos Pais no Conselho Nacional de Educação e Mariana Carvalho, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

Sob o tema “Início do Ano letivo, Um novo paradigma de proximidade”, foram abordados vários assuntos, nomeadamente a transferência de competências no domínio da educação e a importância do papel da família e dos encarregados de educação neste contexto.

Luís Diamantino relembrou a forma desarticulada como foi conduzido este processo pelo poder central e o ónus imputado às autarquias pela falta de atribuição de verba correspondente às novas competências a assumir. No entanto, o Vice-Presidente da Câmara assegurou, mais uma vez, que nada faltará às escolas do concelho da Póvoa de Varzim, pois “cada cêntimo investido na educação é um investimento no nosso futuro”.