Até 15 de Fevereiro do próximo ano, os estudantes, sempre com a colaboração dos seus professores, podem entregar trabalhos de desenho, escultura, pintura, poesia, prosa, multimédia e banda desenhada. Cada aluno só pode inscrever um trabalho a concurso e, dependendo da área, podem ser trabalhos individuais ou colectivos. Em desenho, os trabalhos não podem exceder o tamanho A3 e podem ser utilizadas as técnicas de grafite, carvão, caneta, lápis, entre outras, sendo a imaginação e o esforço dos jovens participantes, certamente, o mais apreciado pelo júri. Na categoria de banda desenhada, os trabalhos a apresentar não devem exceder quatro páginas A4 ou A3.

Em poesia e em prosa, os trabalhos não devem ultrapassar as duas páginas A4 e o tema é livre. Em pintura, os trabalhos não devem exceder os 70cm de altura e de largura. As técnicas que podem ser utilizadas são o óleo, o pastel seco, acrílico e tela. Na escultura, os alunos podem apresentar trabalhos em gesso, barro, madeira, alumínio, cobre e ferro e as medidas não devem exceder 30cm de altura, 20cm de largura e e 20cm de profundidade.

Na categoria multimédia, o tema dos trabalhos é A Minha Escola. Este concurso está dividido em três modalidades: apresentação electrónica; página web; e newsletter electrónica. Todos os trabalhos devem ser apresentados em cd.

O projecto Escola da Minha Vida pretende salientar a importância da escola no exercício das profissões e reforçar a formação pessoal, social e escolar dos jovens, complementando e articulando esforços com o sistema educativo.

A actividade encerra com uma grande festa, que contará com certeza com a participação de todas as escolas envolvidas, no Pavilhão Municipal a 4 de Abril de 2008.