O evento foi organizado pela Fundação Luís Rainha e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Catarina Ginja foca-se, atualmente, no estudo das espécies domésticas (bovinos, ovinos, suínos) oriundas da Península Ibérica e do Norte de África. Pode ler-se, no livro Filhos do Auroque. Viagem pelas raças portuguesas de bovinos, escrito em parceria com Paulo Caetano e Joaquim Pedro Ferreira: “No início, eram feras. Bestas possantes, de cornos afiados e uma força assustadora. A sua figura foi gravada, pelo homem pré-histórico, até, nas rochas do Vale do Côa. Nesses tempos, muitos acreditavam que a sua força descomunal só podia ter uma origem divina. As raças autóctones que ainda sobrevivem nas planícies e montanhas portuguesas são testemunhos vivos de uma herança natural e rural única. O regresso do grande auroque pode estar para breve, graças a um ambicioso e controverso projeto científico europeu. E, quando isso suceder, um dos contributos genéticos mais importantes será de uma das nossas raças autóctones”.