José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, participou uma vez mais no jantar, organizado na sede da A.C.R. Matriz, e dirigiu palavras de apreço, amizade e reconhecimento a todos os poveiros que, ano após ano, regressam ao seu país e à sua terra e participam neste jantar também com a esperança de reencontrar velhos amigos e conhecidos. “Este encontro anual da diáspora poveira é um momento de grande intensidade emocional: porque revemos, porque recordamos, porque revivemos, porque reanimamos. Saímos daqui mais felizes, mais fortes, mais vivos, mais activos. E, por isso, mais capazes de suportar um novo ano de saudade, essa memória do coração, sentimento tão nosso, que tanto dói e tanto conforta”. Mas o edil fez também questão de transmitir que “este encontro é, também, a oportunidade para o município vos dizer quanto se orgulha do contributo que, nos locais onde viveis e trabalhais, todos vós dais para a boa imagem da nossa Terra e sobretudo para a preservação da sua cultura, que transmitis aos vossos familiares e amigos”. Macedo Vieira relembrou que a Póvoa de Varzim disponibiliza um Gabinete de Apoio ao Emigrante, a funcionar de segunda a sexta-feira na Casa da Juventude, e que se propõe a contribuir para o acolhimento e integração dos cidadãos que decidem regressar ao seu país de origem, e, neste caso concreto, à Póvoa, bem como na prestação de informação àqueles que pretendem agora emigrar.

França, Suíça, Suécia, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, África do Sul, Alemanha e Espanha são os países que acolhem os emigrantes que participaram no jantar, que, como vem sendo tradição, terminou com uma apresentação do Rancho Poveiro, um dos mais respeitados embaixadores das tradições poveiras.