Passar para o conteúdo principal

“A Cultura é cara, a incultura é mais cara ainda” foi o verso de Sophia que deu mote à Correntes à Conversa com José António Pinto Ribeiro, na sala de Atos do Teatro Garrett, esta sexta-feira, às 17h30.

Para conversar com o advogado e professor, que já foi ministro da Cultura no 17º governo, esteve José Carlos Vasconcelos, um dos nomes já indissociáveis das Correntes d’Escritas.

O convidado destacou a importância da língua num país como Portugal e para a identidade dos portugueses e das comunidades que falam em português. É preciso tomar medidas para proteger a língua, tendo em conta que a UNESCO prevê que “95% das línguas terão acabado no ano de 2100”.

José António Ribeiro considera incrível Portugal não ter uma Academia da Língua Portuguesa, a exemplo do que acontece em Espanha, cuja instituição tem por missão polir e cuidar da língua castelhana. E acrescenta que o “elemento central de ser português é a língua portuguesa, é através da língua que nos construímos”.

De acordo com Ribeiro há diversas especificidades da evolução e crescimento de uma língua que devem ser analisados por académicos.

Deu o exemplo de uma situação que verificou em Moçambique, onde viu anúncios na rua com “tou” em vez de “estou”, o verbo “estar” passou a simplesmente “tar”. Quem define se isto é “erro ou neologismo”? Devia haver uma Academia da Língua Portuguesa que analisasse este tipo de desenvolvimento da língua, defendeu o convidado do Correntes, acrescentando que também deveria ser essa Academia a zelar pelo investimento no ensino e promoção da língua portuguesa.

“Dizia-se no início do século XIX que uma língua é um dialeto com exército”, afirmou José António Ribeiro, “hoje, uma língua só existe se tiver o apoio de um programa de disseminação, de tradução das coisas de uma época passada e, portanto, de utilização dela, por exemplo, em tudo o que é redes sociais e meios da internet”.

Neste contexto, o convidado defende que deveriam ser digitalizadas todas as obras e documentos que dizem respeito à nossa língua e que estão na Biblioteca Nacional, pois não podem estar disponíveis apenas para “500 pessoas entre as 9 e as 5 da tarde”. Só digitalizando as obras é que os seus conteúdos “podem chegar a 300 ou 400 milhões de pessoas e a todos os falantes da língua portuguesa”.

O investimento na língua portuguesa deverá passar pela “digitalização das obras, pelo ensino e divulgação da língua, em transformá-la em língua internacional”, defendeu apaixonadamente José António Pinto Ribeiro. 

Acompanhe o 20º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes. Consulte o programa completo do evento e fique a par de todas as novidades.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.