A obra reúne prefácios, crónicas, artigos e textos publicados em jornais e revistas ao longo das últimas décadas, tendo como tema central a Póvoa de Varzim, e está inserida na Coleção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” n.º 36.

José Carlos de Vasconcelos nasceu a 10 de setembro de 1940, em Freamunde, Paços de Ferreira.  Em outubro veio para a Póvoa de Varzim, onde o pai era professor do liceu, mais tarde aqui desenvolvendo intensa atividade e à qual ficou sempre ligado – como este livro exuberantemente mostra.  Estudou Direito em Coimbra, aí e a nível nacional sendo destacado dirigente associativo.

Criou, em 1981, o JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias, quinzenário único nos países de língua portuguesa (e talvez não só…), dirigindo-o desde o início até hoje. Tem editado dez títulos de poesia – dois deles, o mar a mar a póvoa, I e II, de que neste volume se republicam vários poemas – três livros infantojuvenis, dois livros de entrevistas e um livro sobre Lei de Imprensa/ Liberdade de Imprensa – tendo ainda vários livros em preparação.

Entre outras distinções foram-lhe atribuídos o Prémio Cultura, da Fundação Luso-Brasileira, para personalidades dos dois países, logo na sua 1ª edição; e o Prémio Vasco Graça Moura, Cidadania Cultural, na sua 2ª edição (na 1ª distinguiu Eduardo Lourenço). Foram-lhe atribuídos também todos os principais prémios de carreira e prestígio do jornalismo português.