A Biblioteca Diana-Bar recebeu, na sexta-feira, a final das Olimpíadas da Escrita 2024/25, que contou com a presença de 163 alunos.
O Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim agradeceu a participação ativa de todos os alunos e professores neste desafio lançado pelo Município, no âmbito do projeto Escola da Minha Vida.
Na sua intervenção, Luís Diamantino sublinhou o nível de excelência apresentado pelas escolas do concelho, uma referência a nível nacional. Em seguida, o Vice-Presidente apresentou o escritor convidado desta edição, Álvaro Laborinho Lúcio, que congratulou todos os alunos presentes pela qualidade dos seus trabalhos individuais de criação literária.
Recorde-se que nesta edição participaram aproximadamente 550 alunos nas pré-eliminatórias (mais 104 alunos em comparação com 2023/24), realizadas durante o mês de janeiro em todas as escolas EB e Secundárias do Concelho, ficando apurados 163 alunos para a grande final (mais 19 alunos do que no ano transato). Todos os jovens apurados desenvolveram uma produção literária em poesia ou prosa, tendo sido atribuídos prémios aos três melhores trabalhos por escalão e categoria.
Com as Olimpíadas da Escrita, a autarquia pretende cultivar o gosto pela escrita e leitura e incentivar o processo criativo dos mais novos. A Festa de Encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida irá decorrer no dia 16 de maio, no Pavilhão Municipal, acolhendo os premiados, convidados, parceiros e as representações de cada escola.