A Team AMP é a equipa principal representando a Área Metropolitana do Porto e desafiando todos os ciclistas urbanos, profissionais e amadores, a juntarem-se a esta competição e fazerem da Área Metropolitana do Porto a grande vencedora deste desafio europeu.

Por esse motivo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim alia-se a este desafio e ajuda a somar quilómetros à Team AMP através de um passeio de 10 quilómetros, no dia 15 de maio, domingo, a partir das 10h00 e com partida do Estádio Municipal. Será oferecida aos participantes t-shirt alusiva ao evento.

Esta iniciativa European Cycling Challenge é promovida pela cidade de Bolonha e pela SRM – Agência de Mobilidade de Bolonha, com o objetivo de desafiar diversas cidades europeias para uma competição por equipas entre ciclistas urbanos. Decorre todos os anos durante o mês de maio e está aberta a todas as pessoas que viajam de bicicleta.

A iniciativa  procura incentivar a mudança de estilo de vida favorecendo uma mobilidade mais ativa, reduzindo as viagens de carro. Com uma simples aplicação de telemóvel vai ainda ser possível recolher dados importantes sobre mobilidade que poderão ser relevantes para o planeamento urbano.

A aplicação do European Cycling Challenge poderá ser descarregada em:

Para participar, os ciclistas têm apenas que utilizar em todas as suas viagens de bicicleta a aplicação livre.

Todos os quilómetros monitorizados são adicionados à quilometragem da equipa, alimentando a classificação on-line em tempo real e, por outro lado, incentivando as pessoas a utilizar as suas bicicletas, tanto quanto possível, de uma maneira divertida e emocionante.

Na aplicação será possível consultar as classificações da Team AMP, com base na quilometragem da equipa por número de habitantes e com base na quilometragem global de equipa, assim como a consulta individual da quilometragem pelos participantes e da classificação das subequipas associadas à equipa principal da AMP.

Com o evento European Cycling Challenge, a Área Metropolitana do Porto incentiva não só à prática de desportos associada a um estilo de vida saudável, mas também promove a deslocação em modos suaves, tirando partido do investimento feito pelos municípios da Área Metropolitana do Porto na construção de infraestruturas cicloviárias.