A Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, esteve presente na sessão e reconheceu que “o aumento do número de inscritos na Bolsa Concelhia de Voluntariado (BCV) e de projetos apoiados é um testemunho do espírito solidário da nossa comunidade”, acrescentando que “temos visto jovens, adultos e idosos unindo-se em prol de causas comuns, desde o apoio a famílias carenciadas até à promoção de atividades culturais e ambientais. Cada ação voluntária é um investimento no futuro da nossa cidade”.

Com orgulho, a Vereadora revelou os números que a BCV conquistou neste ano que está prestes a terminar: 36 projetos de voluntariado; 178 voluntários em projetos; 317 participantes em formação; 8663 horas de voluntariado (quase mais 1000 horas do que em 2023) e 361 dias de 365 de voluntariado.

Andrea Silva terminou com uma mensagem de gratidão e esperança, certa de que “juntos, continuaremos a construir uma Póvoa de Varzim mais solidária, justa e acolhedora”.

À intervenção da Vereadora, seguiu-se a palestra “Felicidade e Propósito” por Sérgio Almeida, CEO e Fundador do Seal Group, que partilhou com o público a sua visão centrada na importância do “Human Touch”, reconhecendo que o papel dos voluntários é fundamental e assumindo que “ser voluntário dá-me muita energia e recursos para que a vida familiar corra melhor”.

A cerimónia terminou com a entrega das seguintes distinções: Prémio Dedicação a Palmira Machado Rodrigues, com 365 horas de voluntariado; Prémio Voluntário a Carla Sofia Pereira de Carvalho, inscrita na BCV desde 2016 e em permanente atividade, ainda por distinguir. Também foi entregue o Prémio Voluntariado a quatro entidades/ projetos do concelho pelo trabalho notável que realizaram no âmbito do voluntariado ao longo deste ano: Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim; Lions Clube da Póvoa; Grupo Recreativo Regufe e Um Dia Pela Vida Póvoa de Varzim da LPCC. Foram ainda reconhecidos 50 voluntários e 21 entidades do concelho que promovem o voluntariado.