Na sexta-feira contavam-se pouco mais de 100 pessoas da Póvoa de Varzim inscritas no projecto de âmbito nacional “Limpar Portugal”. Mas no sábado, mais de 200 espalharam-se pelas 12 freguesias removendo lixo em mais de 150 zonas. Gil Craveiro foi o coordenador da iniciativa na Póvoa de Varzim e faz um balanço extremamente positivo. Os números ainda não são oficiais, mas acredita que os resíduos recolhidos ultrapassam as 20 toneladas. “Foi um orgulho enorme participar neste projecto”, afirma, recordando que contaram com o apoio de Agrupamentos de Escuteiros e ainda da Escola Prática de Serviços, que disponibilizou viaturas para a recolha de resíduos. A Câmara Municipal contribui também para a iniciativa, disponibilizando os sacos e encarregando-se da recolha do lixo, que os participantes depositavam em locais previamente definidos.

E no Dia Mundial da Árvore, comemorado ontem, 21 de Março, o Parque da Cidade recebeu 60 voluntários que meteram mãos à obra e plantaram carvalhos, bétulas, medronheiros, azevinhos e ciprestes. Foram mais de quatro centenas as árvores plantadas por crianças, muitas delas acompanhadas dos pais, dos Agrupamentos de Escuteiros de Amorim, da Paróquia de S. José de Ribamar e ainda por crianças e adolescentes da Casa do Regaço. Estas participaram na acção “Plante uma Árvore” no âmbito da disciplina de área – projecto de alunos da Escola Secundário José Régio, de Vila do Conde, com o tema “Solidariedade – Brincar com as Crianças”.

“Plante uma Árvore” decorreu na Póvoa de Varzim a convite da Associação Nacional de Municípios, sendo que as árvores foram cedidas pela Autoridade Florestal Nacional. No final, os participantes divertiram-se ainda em oficinas de reutilização, uma das muitas actividades desenvolvidas pelo Pelouro do Ambiente no âmbito do plano de Educação Ambiental, e que pretende sensibilizar os mais novos para a importância de poupar os recursos naturais.

Limpar o município e plantar novas árvores, assim foi o fim-de-semana na Póvoa de Varzim, um Concelho de Bom de Ambiente! E marque já na sua agenda: no terceiro fim-de-semana de Setembro, “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” chega à Póvoa e precisa da sua ajuda. Mantenha-se a par no portal municipal, em www.cm-pvarzim.pt