Nas duas últimas, onde a campanha se realizou de manhã, com a colaboração de adultos e crianças, foi onde se recolheu uma maior quantidade de lixo. Em Aguçadoura, o calor da tarde de sábado, dia 15, jogou contra os mais de 30 escuteiros do agrupamento local, que tinham a seu cargo a limpeza da marginal da freguesia. A acção concentrou-se, então, na zona do cruzeiro e terminou, como nas outras freguesias, com uma oficina de reutilização, onde os participantes puderam pintar sacos com a imagem da campanha.

Em Balasar, na sexta-feira, 14, a partir das 10h00, mais de uma dezena de crianças participou na limpeza da área envolvente da junta de freguesia e da escola, onde foram recolhidos perto de dez sacos de lixo. Quanto a Rates, onde a campanha decorreu no dia seguinte, também de manhã, foram recolhidos mais de 15 sacos, mas a área de limpeza era vasta, abrangendo mais de uma dezena de ruas e travessas da freguesia. Quanto ao número de participantes ultrapassou os 60, que se dividiram por quatro equipas.

Nesta campanha, que já se realiza na Póvoa desde 1998, e que é dinamizada pelo Pelouro do Ambiente, a Câmara Municipal fornece os sacos e as luvas para recolha de resíduos, competindo às juntas de freguesia participantes a dinamização da população local, que participa depois na manutenção dos espaços previamente definidos.

A campanha Limpar o Mundo surgiu em 1989 pela mão de Ian Kiernan, um velejador australiano que, descontente com as quantidades de poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu fazer alguma coisa para mudar a situação. Nesse ano, em Sydney, Ian conseguiu reunir 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade e, desde então, a campanha ganhou projecção mundial. Portugal começou também a participar e a Póvoa de Varzim tornou-se membro da associação Clean Up the World em 2004, continuando, até hoje, a dinamizar a população local para colaborar.