O Lions Clube da Póvoa de Varzim entregou, na passada sexta-feira, um donativo de 2.000 euros à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
O valor foi angariado num Jantar de Natal Solidário promovido pela organização poveira no refeitório da Santa Casa e que contou com mais de uma centena de pessoas.
Para além deste donativo, o Lions atribuiu prendas de Natal para algumas instituições que lidam com crianças em risco no nosso concelho, nomeadamente, 1.000 euros ao Instituto Maria da Paz Varzim, 1.000 euros ao Instituto Madre Matilde, 1.000 euros ao Regaço e 500 euros à Casa de Santa Maria da Estela.
Miguel Sousa Neves, Presidente da Direção do Lions, acrescentou ainda que “porque houve um movimento espontâneo na procura de angariar fundos para uma menina que precisa urgentemente de dinheiro para não morrer, embora o Lions não tenha por hábito atribuir donativos a pessoas particulares, não pudemos abstrair-nos deste problema grave e, de forma simbólica, vamos oferecer um cheque de 500 euros, sabendo que a maior parte dos Lions já contribuiu de forma individual. A maior prenda de Natal seria se a Luna pudesse, com este tratamento, sobreviver”.
O montante distribuído vem, na totalidade, das vendas do livro “Pedaços de MIM” da autoria de Miguel Sousa Neves, que abdicou de qualquer receita para que o dinheiro angariado na sua venda pudesse chegar a quem mais precisa.
Miguel Sousa Neves transmitiu que “o Lions trabalha para comunidade” e todas as instituições que recorrem à organização, especialmente as que têm crianças, “somos sensíveis e ajudamos naquilo que podemos”. Revelou também que “o Lions está em movimento, trabalhamos e somos cada vez mais. Somos um clube aberto à comunidade”.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que este jantar permitiu a muita gente que nunca tinha ido à Misericórdia, conhecer a qualidade dos serviços de ajuda aos que mais precisam que existem na Póvoa. Revelou que a instituição serve mais de 200 refeições por dia, estando na retaguarda dos mais necessitados, uma missão que muito bem representa.
O edil referiu-se à solidariedade no concelho, revelando que “na Póvoa de Varzim não há necessidade de termos um cidadão em dificuldades ou que não tenha um ponto de apoio”, dada a diversidade de instituições para o efeito.
Neste sentido, informou que no âmbito das candidaturas Portugal 2020 o Município abdicou de investimentos em benefício de instituições de solidariedade social do concelho.
Virgílio Ferreira, Provedor da Santa Casa, assumiu que a ajuda dada pelo Lions Clube era importante e iria também contribuir para a prenda de Natal que dão aos utentes. “Ajudar o próximo” é um objetivo comum do Lions e da Santa Casa, constatou, manifestando-se satisfeito com o número de pessoas que participou no jantar.
O Coro da Santa Casa, dirigido por Sérgio Cardoso, animou o evento.