Sonetando, como o seu próprio título sugere, é um livro de poesia com 101 sonetos, ao jeito camoniano, com muita sensualidade à mistura e, no qual, a autora fala daquilo que melhor sabe fazer – o amor. Nele, escalpa ao supremo sentimento as suas vicissitudes e alegrias, privilegiando, sobretudo, os seus encontros e desencontros… ardências e desafetos.

Lúcia Ribeiro, também conhecida por Lucibei, nasceu na Póvoa de Varzim, corria o ano de 1951. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses. Obteve, ainda, o Diplôme Supérieur d’Études Françaises Modernes, de l’Alliance Française e o Diplôme Supérieur d’Études Françaises (D.S.E.F.) de l’ Institut Français, bem como duas Especializações: uma em Orientação Educativa e outra em Administração Escolar.

Tem trabalhos publicados em alguns jornais e revistas escolares e, ainda, em diversos sítios da Internet.  Publicou na página que possui no Recanto das Letras, quatro E. livros: “Un morceau de moi” em 2011; “Olhares escritos sobre o amor” em 2012; “Erótica MENTE” em 2013 e “Poemas de Natal e Ano Novo em 2018. É nesta página que vai postando tudo quanto escreve. Gere, ainda, as páginas de poesia “Alma Janela” e “Pensée”.

Participou em 22 coletâneas: 16 em Portugal, 3 no Brasil, 1 em Itália, 1 em Paris e 1 na Argentina.

Colaborou na elaboração do “Conto de Natal” a 8 mãos”, um Projeto VianaCriativa e, ainda, na Exposição Fotográfica Solidária “Viana no Feminino”, de apoio ao GAF (Gabinete de Apoio à Família) de Viana do Castelo. Escreveu o seu primeiro livro “SENSUALidade 1” em 2006; “BorboLetras” da Modocromia Editora, em 2012; “Erótica MENTE” em 2015; “SENSUALidade 2” em 2017, também da Modocromia Editora e “Do Romântico ao Brejeiro” em 2018.