A participar num Torneio de Futebol Feminino Amigável, as atletas passaram o dia na nossa cidade e tiveram a oportunidade de conviver com jovens da mesma idade numa visita à Escola Secundária Eça de Queirós onde puderam contactar com a nossa realidade sócio-cultural e perceber que, afinal, apesar de algumas diferenças, também existem muitas semelhanças entre portugueses e americanos.

Foi com grande prazer que o Presidente da Câmara Municipal, Macedo Vieira, deu as boas vindas a este grupo representativo de duas cidades americanas (New Scotland e Albany) e do qual faziam parte João Monteiro e José Santos, de origem portuguesa. O edil falou um pouco de si e das suas funções enquanto “mayor”, um grande desafio que lhe surgiu em 1993, altura em que a Póvoa de Varzim passava por um momento difícil a nível de infra-estruturas. “Com um bom projecto e uma boa equipa, consegui fazer uma boa cirurgia à cidade”, afirmou Macedo Vieira, fazendo alusão à sua profissão de médico-cirurgião. Com boa disposição, o Presidente poveiro referiu que Portugal é um país pequeno mas com uma grande História e “tal como os americanos descobriram a lua, nós descobrimos a Índia”.

Macedo Vieira recebeu um agradecimento especial dirigido à Câmara Municipal, na sua pessoa, sob a forma de proclamações enviadas pela Assembleia Geral do Estado de Nova Iorque, de New Scotland e de Albany. Houve ainda lugar para uma troca de lembranças entre o município da Póvoa de Varzim e o grupo americano.

Após um dia de lazer pela nossa cidade, que incluiu também um passeio pela frente marítima e uma visita ao Pavilhão Municipal, a equipa de futebol disputa com a Selecção Inter-freguesias do concelho da Póvoa de Varzim um jogo no Estádio Municipal, às 20h30.