Atualmente, são 141 os formandos que se encontram a frequentar os novos cursos que tiveram início no final do mês de setembro, nas vertentes laboral e pós-laboral: Nível I. Iniciação; Nível II. Intermédio e Nível III. Bordado.

Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Municipal, e Mário Linhares, membro da Comissão de Acompanhamento do Processo de Certificação da Camisola Poveira conduziram sessões introdutórias que permitiram contextualizar os alunos sobre a história da Camisola Poveira.

Recorde-se que a 8 de dezembro de 2021 – Dia da Camisola Poveira – o Presidente da Câmara entregou os diplomas às 36 formandas que completaram com sucesso o 1º Curso Ocupacional de Tempos Livres. Desde essa altura até agora, o número aumentou muito – tivemos 80 pessoas a frequentar o 2º Curso Ocupacional de Tempos Livres e, atualmente, temos mais de uma centena de pessoas a aprender a confecionar a Camisola Poveira.

Como ainda há interessados em lista de espera, o Município da Póvoa de Varzim vai continuar a abrir novas turmas, por forma a promover a formação desta peça de artesanato poveiro certificada e a valorizar a tradição do artesanato local.

Por isso, se está interessado em aprender a produzir a Camisola Poveira dirija-se ao Centro Póvoa Empresas ou contacte diretamente os Serviços do Turismo (pturismo@cm-pvarzim.pt ou 252 298 120).