Reconhecida como uma das maiores clássicas de BTT nortenhas, a prova foi disputada por atletas de dez nacionalidades, de entre as quais os espanhóis chamaram a si o maior número.

O Raid das Masseiras propunha uma distância mais curta, com 35 km, e uma outra de 46 km. Na geral masculina dos 46 km, Mário Costa, Rafael Baltarejo e Filipe Ramos, respetivamente 1.º, 2.º e 3.º classificados, concluíram a prova separados entre si por escassos segundos, mas todos dentro do mesmo minuto: 1h30m. Joana Monteiro (1h44m20s) destacou-se entre as participantes femininas, enquanto que Jessica Costa e Virgínia Miranda, separadas por 18 segundos, cruzaram a meta com mais sete minutos do que a líder vilacondense.

No que concerne à geral individual da prova mais curta, Fábio Abreu conservou até à meta a ligeira vantagem que conseguiu nos quilómetros iniciais e venceu isolado, com o registo de 1h09m57s. Luís Torres, 2.º classificado, gastou mais 43 segundos e, a nove deste, entrou para a 3.ª posição Miguel Ribeiro. Nas senhoras, as diferenças ganharam outra expressividade. Mais de 15 minutos separaram a vencedora Sónia Araújo (1h18m05s) da 2.ª classificada, Ângela Santos (1h33m25s). Diana Magalhães fechou o pódio com a marca de 1h38m19s.

Em representação do Município da Póvoa de Varzim, o Vereador Luís Ramos participou na entrega de prémios do evento aos classificados.