A chuva colaborou e não apareceu para estragar os planos do Museu Municipal que, em conjunto com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde e com o Grupo dos Amigos do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, organizaram esta actividade.

Mais de setenta pessoas – famílias, estudantes de arqueologia, habitantes de Terroso, que “aproveitaram” esta iniciativa para conhecer o local, etc. – responderam ao desafio e subiram ao Monte da Cividade de Terroso para observar o céu. O intuito de “Astros nos Castros”, nome da iniciativa, é assinalar o Ano Internacional da Astronomia e, ao mesmo tempo, mostrar a importância destes sítios arqueológicos. Com a ajuda de lanternas, José Flores, arqueólogo municipal, e Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal, brindaram os presentes com uma visita guiada pela Cividade de Terroso.

Lembramos que os Castros são ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Ferro característico da Península. Quase sempre localizados no topo de montes, para permitir o controle táctico e obter maior segurança, quando apresentam maiores dimensões e importância são designados por Cividade ou Citânia, como é o caso da Cividade de Terroso.