A APA gere, em nome do Ministério, as concessões no domínio público marítimo. Os imóveis que estão em cima do areal pertencem ao Estado e são alvo de concessões por tempo definido.

Ontem, na reunião do Executivo, o assunto foi abordado e, no final, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, reconheceu não estar satisfeito com o estado de degradação do imóvel que se encontra em cima da praia, na Avenida dos Banhos. O autarca comunicou à Agência o seu desagrado pelo estado avançado de degradação do edifício, pelo facto de este não ter um uso regular e por se encontrar numa zona onde a praia tem vindo perigosamente a recuar. Além de todos estes fatores, Aires Pereira explicou que, durante o Verão, foram levantados à concessionária vários processos por estar a cobrar dinheiro aos veraneantes para a utilização das casas de banho. Uma vez confrontada com todos estes aspetos, a APA e o Governo decidiram pela demolição do edifício.

No seu lugar irá nascer um parque infantil, será efetuado o alargamento da área desportiva e da própria praia.

Quanto aos outros três edifícios que se encontram em cima da praia (Enseada, Diana Bar e Guarda-Sol), o Presidente da Câmara Municipal considera que esta demolição tem também um caráter pedagógico pelo que, quem não cumprir as regras, pode arriscar-se a perder a concessão e ver o edifício ser demolido.