Na quinta-feira, dia 24 de setembro, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, será apresentado o Mapa Digital Interativo, uma plataforma tecnológica baseada nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
O desenvolvimento deste projeto foi efetuado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e pela Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Esri Portugal, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Este geoportal será uma ferramenta de apoio ao diagnóstico, planeamento, monitorização e avaliação da intervenção social num determinado território. Irá facilitar o processo de gestão municipal da área social para a tornar mais sustentável e eficiente e irá requerer a participação das instituições que compõem a Rede Social.
Ao mesmo tempo que disponibiliza um sistema de informação de natureza quantitativa e qualitativa, vertida em centenas de indicadores disponíveis em tempo real, o Mapa Digital Interativo irá permitir projetar mapas de fragilidades/ potencialidades sociais. De igual modo, tornará acessível o acesso à informação do território a todos os atores sociais harmonizando a recolha de informação, por cada instituição parceira, e simplificando a organização/gestão dos seus processos.