O Júri, constituído por Fernando Pinto do Amaral, Helena Vasconcelos, José António Gomes, José Mário Silva e Patrícia Portela, destacou “a coerência temática e estilística, bem como a sua ousadia na forma como aborda a experiência do corpo humano nas suas múltiplas dimensões incluindo a relação do eu com o outro”.

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Fez os estudos superiores na Universidade Clássica de Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses. Fez ainda o curso de Língua e Cultura do Instituto Italiano e, como bolseira do governo italiano, estudou em Perugia. Depois de uma breve passagem pelo ensino, que a influenciou a escrever para jovens, ingressou na carreira editorial, sendo hoje editora de literatura portuguesa. A sua obra literária iniciou-se pela literatura juvenil com duas coleções que foram adaptadas à televisão e venderam cerca de um milhão de exemplares. Embora tenha publicado um romance e contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poeta, tendo publicado cinco livros, quatro deles coligidos num volume com o título Poesia Reunida, distinguido com o Prémio da Fundação Inês de Castro, e o mais recente, O Meu Corpo Humano, saído em 2022. Está traduzida em várias línguas e publicada em volumes independentes, revistas e antologias em diversos países. Tem participado em numerosos encontros de escritores em Portugal e no estrangeiro.

Consulte o programa completo e acompanhe o 24.º Corrente d´Escritas no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal.