Benedita Stingl nasceu em Fafe a 1 de junho de 1963.

É Enfermeira desde 1985 e trabalhou em vários Hospitais. Lecionou na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, no Porto.

É também Esteticista desde 1993 mas, mantém a Enfermagem como profissão, no espaço Estética e Arte, na Póvoa de Varzim, direcionando-se para patologias do foro dermatológico. Ao mesmo tempo, promove a arte nas várias vertentes: literatura, pintura, fotografia, escultura e moda.

É sócia da Associação Portuguesa de Escritores e do Núcleo de Artes e Letras de Fafe. Participa nas coletâneas: Perfil, Olhares, Vozes Várias, Mar de Manhãs, Palavras de Cristal; nas Antologias: VII Festival de Poesia do Baixo Minho, Poetas de Sempre, Sarapicos de Natal e na revista: O Escritor da A.P. E.

Figura nas duas edições do Dicionário dos Fafenses. Em 2002 é agraciada com o Prémio Artes e Letras do Povo de Fafe e Prémio da Cultura Microfones de Ouro do Correio de Fafe. Em 2004 participa no evento: Poesia na Rua, ano em que de novo é galardoada com o Prémio da Cultura – Microfones de Ouro do Correio de Fafe.

Tem várias obras publicadas desde 1993, na sua maioria poesia.