Uma das iniciativas previstas é uma Masterclass para artesãos “O artesanato como peça-chave de inovação, moda e design”, que se vai realizar às 11h00, no Centro Póvoa Empresas.

A necessidade de aliar a inovação à tradição, para abrir uma marca ou produto a outros públicos e clientes, foi uma das temáticas debatidas no III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim e pode ter aplicação direta ao setor dos micronegócios ligados ao artesanato.

Foi a pensar nisso que a Certificação da Camisola Poveira, processo devidamente concluído, prevê dois novos tipos de etiquetas – uma do Modelo Tradicional (lã grossa, base branca e bordado vermelho e preto) e outra do Modelo de Inovação (que abre caminho a peças mais criativas e a uma reinvenção da arte, sem desvirtuar as regras de confeção históricas da Camisola Poveira).

A Masterclass é aberta a todos os interessados, sendo organizada pelo Município da Póvoa de Varzim com o apoio da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), como uma oportunidade de abrir horizontes para quem quer levar o saber-fazer desta peça para outros caminhos, áreas e artes.