Esta conquista ganha ainda mais importância, uma vez que se trata do primeiro produto com origem na Póvoa de Varzim a receber este reconhecimento com validade nacional, europeia e internacional.

“Chegou finalmente o momento em que, e após investimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em preservar uma arte que tem mais de 150 anos, podemos dizer que este processo de certificação da Camisola Poveira chegou ao fim. E chegou ao fim com sucesso!”, frisou a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que presidiu a Cerimónia de Certificação da Camisola Poveira realizada, ontem, no Largo do Passeio Alegre.

“Agora, aqui ou em qualquer parte do mundo, a Camisola Poveira está segura, o seu valor está preservado, a sua qualidade pode ser atestada e, mais importante ainda, a sua origem não pode ser contestada. É nossa!”

Foi uma noite histórica para a nossa comunidade, que se reuniu em massa junto ao Palco de Pedra para assistir à certificação da primeira Camisola Poveira. Esta peça foi simbolicamente oferecida ao Município da Póvoa de Varzim e, em breve, ficará em exposição no Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira.

Num dos momentos mais solenes da Cerimónia, Andrea Silva homenageou, em nome da autarquia, as primeiras quatro artesãs certificadas do concelho Ana Cândida Brito, Anabela (Aurora Luxury Handmade), Maria Fernanda Barbosa e Fernanda Costa.

A Vereadora da Câmara Municipal destacou, também, o papel desempenhado pelos elementos da Comissão de Acompanhamento, Teresa Costa, em representação do organismo de certificação (A.CERTIFICA), Fernando Gaspar, em representação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), Ricardo Silva, em representação da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e Mário Linhares, em representação da equipa responsável pelo caderno de especificações.

Centenas de poveiros aproveitaram esta noite calorosa de verão para cantar ao som dos clássicos do Rancho Poveiro e se emocionar com o poema declamado pela poveira Teresa Marafona, que envergou em palco um traje antigo de trabalho típico do nosso concelho.

Houve, ainda, momento para juntar à tradição um rasgo de modernidade, até porque a Certificação da Camisola Poveira comporta dois novos tipos de etiquetas – uma do Modelo Tradicional (lã grossa, base branca e bordado vermelho e preto) e outra do Modelo de Inovação (que abre caminho a peças mais criativas e a uma reinvenção da arte, sem desvirtuar as regras de confeção históricas da Camisola Poveira).

À atuação da fadista Adriana Paquete juntou-se o corpo de baile da AM Dance Studio. Os jovens bailarinos, coreografados por Francisca Marques, vestiram Camisolas Poveiras confecionadas por formandas dos Cursos Ocupacionais de Tempos Livres, promovidos pelo Município da Póvoa de Varzim.