Nos dias 22 e 23 de julho, o Centro Histórico (Praça dos Forais e Largo do Padre Arnaldo Moreira), será transformado num Mercado Quinhentista (o que se assemelha às conhecidas Feiras Medievais) onde, entre muitas atividades, se recriará a chegada de D. Manuel I a Rates para entregar a Carta de Foral, tão importante no desenvolvimento da Vila.

No sábado, dia 22 de julho, às 21h00, terá lugar uma Ceia Quinhentista, na Praça dos Forais, aberta à população, mediante inscrição prévia na Junta de Freguesia. A ementa (enchido e queijo, pão, azeitonas, chouriça assada, sopa, rojões com legumes salteados, fruta da época, bolo de cenoura e digestivo) tem o custo de 15€/adultos e 10€/crianças. A Ceia receberá animação vinda do mercado, com atuações pontuais, sendo que um grupo de atores estará em permanência.

Haverá cavalos para cortejos e passeios com crianças, música da época, luta de espadas, animadores de rua (malabaristas, acrobatas, etc), várias peças de teatro de rua, tiro ao arco e espetáculo de fogo, no sábado à noite.

No domingo à tarde, pelas 16h30, haverá um cortejo com todos os animadores.

Se é artesão ou comerciante, se pertence a uma instituição local, pode também fazer parte do Mercado, durante todo o fim-de-semana, onde poderá vender artigos de artesanato, animais de pequeno porte, hortícolas, produtos da terra e artigos gastronómicos.

Caso esteja interessado em participar no Mercado, proceda à sua inscrição, até ao dia 13 de julho através do email: gap.jfrates@gmail.com

Para mais informações contacte o Gabinete de Animação e Projetos, da Junta de Freguesia de Rates, através do número 252 951 817.