Passar para o conteúdo principal

A Vila de S. Pedro de Rates está a comemorar os 500 anos do Foral Manuelino de Rates e por esse motivo, as comemorações do Dia da Vila serão, este ano, ligeiramente diferentes dos anos anteriores.

Nos dias 22 e 23 de julho, o Centro Histórico (Praça dos Forais e Largo do Padre Arnaldo Moreira), será transformado num Mercado Quinhentista (o que se assemelha às conhecidas Feiras Medievais) onde, entre muitas atividades, se recriará a chegada de D. Manuel I a Rates para entregar a Carta de Foral, tão importante no desenvolvimento da Vila.

No sábado, dia 22 de julho, às 21h00, terá lugar uma Ceia Quinhentista, na Praça dos Forais, aberta à população, mediante inscrição prévia na Junta de Freguesia. A ementa (enchido e queijo, pão, azeitonas, chouriça assada, sopa, rojões com legumes salteados, fruta da época, bolo de cenoura e digestivo) tem o custo de 15€/adultos e 10€/crianças. A Ceia receberá animação vinda do mercado, com atuações pontuais, sendo que um grupo de atores estará em permanência.

Haverá cavalos para cortejos e passeios com crianças, música da época, luta de espadas, animadores de rua (malabaristas, acrobatas, etc), várias peças de teatro de rua, tiro ao arco e espetáculo de fogo, no sábado à noite.

No domingo à tarde, pelas 16h30, haverá um cortejo com todos os animadores.

Se é artesão ou comerciante, se pertence a uma instituição local, pode também fazer parte do Mercado, durante todo o fim-de-semana, onde poderá vender artigos de artesanato, animais de pequeno porte, hortícolas, produtos da terra e artigos gastronómicos.

Caso esteja interessado em participar no Mercado, proceda à sua inscrição, até ao dia 13 de julho através do email: gap.jfrates@gmail.com

Para mais informações contacte o Gabinete de Animação e Projetos, da Junta de Freguesia de Rates, através do número 252 951 817.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.