Convidam-se todos os leitores a participar neste encontro à distância com o autor moçambicano, presença habitual no nosso Correntes d’Escritas.

Aceda à apresentação, na plataforma Zoom (meeting ID: 949 5145 6213; passcode: 452041), e conheça este “romance de grande fôlego cuja ação decorre no Moçambique pré e pós-independência”.

O Mapeador de Ausências tem como personagem principal “Diogo Santiago, um prestigiado e respeitado intelectual moçambicano. Menino branco, é filho de um pai jornalista e sobretudo poeta, e de uma mãe toda sentido prático e completamente terra-a-terra. Do pai recorda o que viveu com ele: duas viagens ao local de terríveis massacres cometidos pela tropa colonial, a sua perseguição e prisão pela PIDE, mas sobretudo, e em tudo isto, o seu amor pela poesia. Mas recorda também, entre os vivos, o criado Benedito (agora dirigente da FRELIMO) e o seu irmão Jerónimo Fungai, morto a tiro nos braços da sua amada, a bela e infeliz Mariana Sarmento, o farmacêutico Natalino Fernandes, o inspetor da PIDE Óscar Campos, a tenaz e poderosa Maniara, e muitos outros; e de entre os mortos sobressaem o régulo Capitine, que vê uma mulher a voar”.