Considerado como “uma bênção dos deuses” pelos professores da escola, este momento teve início com a declamação de pequenos versos de apresentação do escritor moçambicano que “com apenas três letrinhas, o seu nome nos enche o coração”. Em resposta às questões lançadas, Mia Couto revelou que o seu escritor preferido é Guimarães Rosa, que já está a escrever um novo livro e que busca inspiração na vida e nos outros. O escritor confessou, ainda, que a sua paixão é por fazer histórias e que a sua infância se reflecte em quase todas as suas obras. Quanto ao que pensa ser escrever bem, Mia Couto referiu que “é saber transmitir aquilo que temos dentro de nós e por vezes temos que ‘entortar’ as palavras”. “Quem me ler, que desentorte as palavras. Quem está a ler é um segundo criador, tem que fazer das palavras suas e converter-se num escritor”, acrescentou.

“Tenho a sensação que a escrita é um espaço de solidão. Apesar de através dela chegarmos aos outros, o momento de escrita é um acto solitário”, referiu valter hugo mãe, que esteve também, esta manhã à conversa com os alunos da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves. O escritor vencedor do Prémio José Saramago revelou que só teve plena consciência da influência de Saramago quando recebeu o prémio e confessou que aprecia muito o lado colectivo e universalidade dos homens presente na ideologia do escritor. A propósito do Dia de São Valentim que hoje se celebra, valter hugo mãe manifestou que “se pudesse ser um poema, seria uma poema de amor”. Mas não é só de amor que os poemas nos falam, “ansiedades, desejos, alegrias e tristezas” reflectem-se na poesia de valter hugo mãe que justificou o facto de escrever os seus textos sempre em minúsculas dizendo que “o texto sem maiúsculas acelera-se e a leitura de um livro meu é manifestamente acelerada”.

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955 e, além de ser escritor, sua faceta mais conhecida, é professor e biólogo. A sua vasta obra, que vai desde o conto, à crónica e da qual fazem parte títulos como “Vozes Anoitecidas”, “Terra Sonâmbula” e “Estórias Abensonhadas” foi galardoada, em 1999, com o Prémio Vergílio Ferreira. O escritor participa na 9ª mesa de debate do Correntes d’Escritas, no dia 16.

valter hugo mãe nasceu em Angola, Saurimo, em 1971. Passou a infância em Paços de Ferreira, vive em Vila do Conde desde 1981. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Foi vencedor do Prémio José Saramago com o romance o remorso de baltazar serapião, Quidnovi, 2006. É ainda autor de diversos livros de poesia traduzidos/editados em países como Espanha, Brasil, República Checa, Tunísia, Israel, Alemanha, Suiça, França, Eslovénia, Estónia e Estados Unidos da América. O escritor participa na 6ª mesa de debate do Correntes d’Escritas, amanhã, dia 15.