A obra desvendada foi a primeira fase de reconstrução da sede da instituição mais representativa da comunidade do bairro Sul da cidade – salas para a atividade polivalente da associação e novas áreas de trabalho, em parte do piso térreo e do 1º andar.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiou a obra com cerca de 150 mil euros além da disponibilização do Gabinete Técnico de Arquitetura para a elaboração do projeto.

O Presidente da Câmara mostrou-se grato por poder “concretizar mais um sonho de algumas gerações e concluir aqui um espaço para uma associação local, que tem tentado preservar as tradições, ocupar os nossos jovens e continua, assim, a perpetuar a identidade do bairro Sul”.

Aires Pereira adiantou que esta remodelação tem por “principal missão criar fonte de rendimento e autonomia para a associação, até porque estes equipamentos ao serem entregues às instituições não devem constituir um problema, mas sim um instrumento para a criação de uma sustentabilidade que assegure o seu futuro”. O edil entende que esta é uma forma de “evitar” que as associações fiquem num contexto de “subsidiodependência”.

Por outro lado, o Presidente da Câmara Municipal elogiou o tipo de obra conseguida, com espaços simples equipados com materiais nacionais sem serem muito rebuscados ou de elevado custo, concluindo que “os técnicos tiveram bom senso ao fazerem uma obra equilibrada com materiais acessíveis que não acrescentarão despesa no futuro”.

O presidente do Leões da Lapa FC, Pedro Casanova, agradeceu a contribuição da autarquia que deu possibilidade de uma nova sede. O responsável lembrou que, inicialmente, a instituição tinha apenas a garantia para a substituição do telhado. Após uma reunião com o Presidente da Câmara e de ter dado conta da necessidade de uma remodelação mais ampla, Pedro Casanova sempre acreditou que os Leões da Lapa iriam ter uma sede profundamente remodelada com o apoio da autarquia. E continua a acreditar que o Presidente da Câmara vai ser sensível à necessidade de apoiar a segunda fase das obras para que a sede fique com a dignidade completa que merece.

“Fiquei com o sentimento de dever cumprido e satisfeito pela concretização desta primeira parte do sonho. Continuo a acreditar no Sr. Presidente da Câmara, que sempre me transmitiu que iríamos percorrer o caminho até ao fim”, afirmou Pedro Casanova, que espera por mais obras em 2016.

Aires Pereira deixou claro que a obra não vai parar aqui, mas no próximo ano não será possível dar início às obras, pois “2015 será um ano de muita exigência financeira para o município, devido aos compromissos já assumidos com a compra da Garagem Linhares e da fábrica A Poveira”. O certo é que, “durante o próximo ano, poderá ser concluído o projeto da segunda fase da intervenção, para depois se avançar” com a recuperação do que falta.

Aires Pereira terminou a sua intervenção na cerimónia desejando “felicidades ao clube” e fazendo votos de que a comunidade e os sócios desfrutem das instalações e as conservem, já que neste equipamento está o “investimento de toda a comunidade”.

Como reconhecimento da associação, Pedro Casanova ofereceu ao Presidente da Câmara Municipal uma concha de prata.

O momento solene de inauguração da nova sede da associação contou com a animação musical do Coro Capela Marta, que surpreendeu os sulistas com a interpretação de músicas populares do bairro da Lapa.

Veja a fotogaleria do evento.