Esta recolha já existe no Município da Póvoa de Varzim desde 2006, nos grandes produtores, e chegou este ano ao setor residencial, sob o mote “Estamos podres de saber que restos alimentares não são lixo”. Graças à mesma, já foram encaminhadas mais de 100 toneladas de resíduos alimentares para compostagem, evitando-se a emissão de 13.8 toneladas de CO2.

Atualmente, o serviço de recolha de restos alimentares já está implementado em duas zonas com recolha porta-a-porta, assim como em regime de proximidade, com controlo de acessos, na zona de Montgeron e em Aver-o-Mar. Nestas duas últimas áreas, procedeu-se recentemente a um alargamento na zona litoral, abrangendo mais de 11 mil fogos habitacionais.

Durante o corrente ano, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim realizou vários projetos ambientais – tais como entrega de sacos para recolha de resíduos verdes e a instalação de mais de 600 contentores de proximidade para a deposição de resíduos verdes em todas as freguesias do município – por forma a cumprir o Regulamento Geral de Gestão de Resíduos e a alcançar as ambiciosas metas impostas a nível nacional e europeu.