A distribuição foi efectuada “porta-a-porta” e foram oferecidas quatro lâmpadas fluorescentes compactas e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica aos habitantes dos Bairros: do Agrupamento Habitacional – Freguesia da Póvoa de Varzim Póvoa de Varzim-I (Alberto Sampaio), da Soares da Costa – Freguesia de Argivai, da Urbanização Social – Freguesia de Terroso, das Cardosas – Freguesia de Amorim, da Incons – Freguesia da Póvoa de Varzim, do Loteamento de Sousa – Freguesia de Aver-o-Mar e Silveira Campos – Freguesia de Aver-o-Mar, o que perfaz um total de 803 fogos.

A iniciativa foi promovida pela ADENE – Agência para a Energia e pela EDP que apela a todos que aproveitem a campanha e troquem gratuitamente as lâmpadas da sua casa, contribuindo para a eficiência energética.

A ADENE e a EDP – Serviço Universal, no contexto da candidatura apresentada à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) designada por “Bairros Sociais” e aprovada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) 2008, encontra-se a desenvolver, desde 2008, uma iniciativa com o envolvimento das autarquias e das agências de energia, nas actividades designadas por caracterização dos bairros e promoção da acção.

distribuição lâmpadas

A acção visa, conforme relatório do PPEC 2008, a distribuição de 150 mil lâmpadas fluorescentes compactas, com o objectivo reduzir em 10% o consumo em iluminação, responsável por cerca de 1/5 do consumo eléctrico total. Uma das medidas para atingir este objectivo é, então, a atribuição de quatro lâmpadas por agregado familiar, com abrangência de todo o território nacional.