Andrea Silva destacou a importância de iniciativas como esta, que “têm um impacto muito grande nos jovens” e no seu futuro, numa altura em que o Mundo está cada vez mais globalizado e aberto a opções de carreira que fogem ao “pré-formatado”. A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entende que este tipo de sessões são importantes para “abrir novos caminhos” aos jovens, ajudando-os a “tomar decisões baseadas no que realmente importa: o que mais gostam de fazer”.

Ao longo do dia, decorreu ainda uma Feira de Acesso ao Ensino Superior, no Centro Coordenador de Transportes, que contou com a participação de dezenas de instituições académicas do Ensino Superior de todo o país. Estes parceiros aproveitaram a ocasião para divulgar, junto dos jovens interessados, o vasto leque de licenciaturas, pós-graduações, mestrados, doutoramentos e cursos técnicos profissionais.

Esta oportunidade de preparação dos mais jovens para o desafio que representa o seu futuro académico está em linha com a aposta do Município da Póvoa de Varzim na capacidade de inovação da juventude e na fixação de talento no concelho. Exemplo disso mesmo é o investimento autárquico de 150 mil euros em projetos de participação jovem, a construção de 150 fogos habitacionais a custos controlados para jovens e o Prémio Póvoa iNOVA Academy, pensado para promover a transição de estudantes universitários ou recém-licenciados do concelho da Póvoa de Varzim para o mundo do trabalho.