Na Reunião da Câmara Municipal, realizada esta terça-feira, o Executivo Municipal aprovou as tarifas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais para o ano de 2024.
As tarifas apresentadas pela Águas do Norte traduzem um aumento de 3,3 % na atividade de abastecimento de água e de 3,3 % na atividade de saneamento de águas residuais, face a 2023. Dos valores agora indicados, resultará um acréscimo estimado de custos, de 80.000,00€ no abastecimento de água e de 70.000,00€ no saneamento de águas residuais. Apesar das tarifas agora indicadas terem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2024, o Presidente da Câmara revelou que o Município não vai repercutir este aumento no valor cobrado aos consumidores.
No seguimento da última reunião, foram aprovados apoios financeiros a associações do concelho para o desenvolvimento do seu plano de atividades durante este ano. Foram contempladas as seguintes associações: Associação Desportiva e Cultural de Balasar, Aver-o-Mar Futebol Clube, Associação de Dança AM Dance Studio, União Desportiva de Beiriz, Associação Motoclube Lobos do Mar, Ethos, Pathos, Logos – Associação e Octopus – Grupo de Investigação Científica e Animação Cultural.
O executivo municipal aprovou ainda um subsídio de 300 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Navais para a construção do “Centro Residencial Divino Salvador”, que contará com as valências de Equipamento Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Aires Pereira recordou que a Câmara Municipal já disponibilizou mais de 300 mil euros para a aquisição do terreno onde este Centro Residencial será construído, perfazendo assim um apoio de mais de 600 mil euros.