A violência no namoro é uma problemática social que afeta jovens e adultos, manifestando-se através de comportamentos de controlo, abuso psicológico, físico, sexual ou digital, muitas vezes normalizados no seio das relações afetivas. A sua prevenção assume-se como uma prioridade, uma vez que estas dinâmicas podem ter consequências profundas e duradouras no bem-estar emocional, psicológico e social das vítimas.

Neste sentido, e reforçando o seu compromisso com a proteção dos direitos humanos e a promoção de uma cultura de não-violência, o Município, representado nesta sessão pela Vereadora com o Pelouro da Coesão Social, Carina Moreira, visa sensibilizar a comunidade, em particular os/as jovens, para a identificação de comportamentos abusivos, a desconstrução de mitos associados ao amor romântico e o incentivo à denúncia e ao pedido de ajuda.

Através de ações de sensibilização, informação e educação, os jovens são chamados a desenvolver esta campanha, que constrói pontes para relações afetivas mais seguras e saudáveis, promovendo uma comunidade mais informada, consciente e ativa na prevenção da violência no namoro.