Enquanto responsável máximo pela Proteção Civil, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, marcou presença neste momento, que reuniu uma grande panóplia de atividades, e sublinhou a importância de estimular e incutir a adoção de uma cultura de segurança na população, contribuindo para a prevenção de riscos e redução dos seus efeitos.

No Largo do Passeio Alegre, poveiros e visitantes – nomeadamente crianças e jovens das escolas do nosso concelho – tiveram oportunidade de assistir a um grande número de demonstrações, exposição de meios e dinamização de ações de sensibilização e informação.

Deste modo, a organização alertou a comunidade para as necessárias medidas de autoproteção e mitigação do risco na eventualidade de ocorrência de catástrofes naturais, destacando também a luta contra as vespas velutinas.

Instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil, o Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se, anualmente, a 1 de março e pretende alertar os países para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de acidente grave ou catástrofe.