No dia de hoje, o Colégio de Amorim vai receber o primeiro workshop “Ser Voluntário”, dirigido a turmas do 8º e 9º ano, no âmbito do “Roteiro do Voluntariado”. Esta iniciativa vai repetir-se amanhã, pelas 21h30, na sede da Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira; no dia 12 de dezembro, a partir das 16h15, na sede da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim e no dia 13 de dezembro, às 21h30, na sede do Grupo Recreativo de Regufe.

O ponto alto destas comemorações terá lugar no próximo sábado, 10 de dezembro. A Casa da Juventude vai receber uma “Formação Inicial em Voluntariado”, às 10h00, seguida da assinatura de programas de voluntariado e de adesão à BCVPV de voluntários, às 12h30. Da parte da tarde, no Diana-Bar, terá lugar uma tertúlia sobre voluntariado, intitulada “Conversas de Voluntários”. O evento contará com a participação da Bolsa Concelhia de Voluntariado, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, do CNE, do Escutismo Católico Português, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Instituto Maria da Paz Varzim/InPóvoa, da Liga dos Amigos do Hospital Póvoa de Varzim/Vila do Conde e da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim. Estas conversas serão seguidas da assinatura de protocolos de parceria.

As comemorações do Dia Internacional de Voluntariado terminam no dia 16 de dezembro, com o workshop “Iniciação ao Voluntário”, com enfoque formativo e prático, destinado tanto aos jovens e líderes associativos, como à população em geral. As inscrições são limitadas, gratuitas e obrigatórias e os interessados devem contactar a Casa da Juventude.

A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim – BCVPV é uma plataforma concelhia de promoção, dinamização, animação e suporte à prática do Voluntariado, da responsabilidade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Pelouro de Coesão Social.

Promover o voluntariado no concelho; mediar e apoiar projetos de voluntariado; formar, apoiar e potenciar o voluntariado e mediar voluntários/entidades promotoras de voluntariado são os objetivos da BCVPV.