Celebrou-se, esta quarta-feira, 5 de novembro, o Dia Internacional do Cuidador Informal, no Diana Bar. Uma iniciativa organizada pela Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde e o Instituto de Segurança Social, I.P. – Núcleo da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim.
A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, fez questão de estar presente no evento e transmitir que se tratava de uma “coincidência muito feliz” este ser o seu primeiro ato oficial desde que tomou posse, lembrando ainda que “cuidar da cidade e dos cidadãos” era o seu compromisso para os próximos quatro anos.
Para Andrea Silva, o facto deste dia ser comemorado, o que só aconteceu recentemente, demonstra a importância que a sociedade começa a dar aos cuidadores informais, porque, muitas vezes, este é um trabalho que não se vê. Por isso, considera que “este caminho de valorização do cuidador informal tem sido muito importante, conseguimos perceber que existem pessoas disponíveis para este cuidado, um cuidado difícil que exige muito de nós”.
Neste sentido, a Presidente transmitiu que é missão do Município estar disponível a ajudar os cuidadores e, para tal, “podem contar com as nossas equipas, com a nossa compreensão e dedicação”.
Em representação da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Helena Rocha reconheceu que ser cuidador informal é “uma missão que requer muita dedicação, um ato de coragem, amor e muito sacrifício”. Por isso, entende que é “muito importante cuidar de quem cuida”, sublinhando que as instituições precisam muito dos cuidadores.
Por sua vez, Cecília Mendes, do Instituto de Segurança Social, agradeceu o trabalho e dedicação dos cuidadores à pessoa de quem cuidam.
Com o objetivo de aliviar o peso emocional e físico associado à nobre missão dos Cuidadores Informais, o evento contou com uma sessão de Yoga do Riso com Carolina Vilano e a atuação do Grupo de Cantares da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, a que se seguiu um lanche.



