Entre as 10h00 e as 13h00, teve lugar o Repair Café, que ensinou as pessoas a reparar pequenos eletrodomésticos. Esta iniciativa gratuita foi pensada para envolver a comunidade na reutilização e recuperação de objetos do quotidiano destacando a importância deste ato. Ao reparar os dispositivos podemos preservar materiais valiosos, que são dispendiosos não só para o ambiente, mas também para a saúde humana quando extraídos.

Das 11h00 às 12h00, realizou-se o Workshop “Dá um toque único às tuas leituras!”. O Mercado Municipal contou com uma estação de Bookcrossing onde a leitura, a partilha e circulação de livros foram o mote! Assim, neste workshop, todos os interessados tiveram oportunidade de aprender a criar o seu próprio marcador de livros com técnicas simples de costura e levar consigo uma marca sustentável para a sua vida cultural.

Mas as iniciativas em prol do ambiente não se ficaram por aqui e durante a última semana foram realizadas algumas ações de reutilização de resíduos, inseridas no Plano de Educação Ambiental, nomeadamente, a oficina “Lagartas de espuma”, o workshop “A tua roupa ainda tem pano para mangas” e a ação “Do lixo à arte”.