Na Reunião da Câmara Municipal, realizada esta terça-feira, foi aprovado um protocolo de colaboração a celebrar com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Programação Cultural de Rotas Regionais de Património Cultural.
Este projeto, intitulado “Tâmega e Sousa – Região Literária Demarcada”, tem na sua base a relação com três escritores com elevada influência nesta região e cuja ligação à Póvoa de Varzim é evidente e relevante: Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Agustina Bessa-Luís. Por este motivo, a Póvoa de Varzim posiciona-se como parceiro privilegiado na promoção de atividades que celebrem estas três figuras marcantes da Literatura nacional e internacional.
Para poder avançar com esta candidatura, o Município da Póvoa de Varzim necessitou de proceder à inscrição e obtenção do selo aprovado da Rota Escritores a Norte. Esta candidatura foi aprovada pela CCDR NORTE e Turismo do Porto e Norte de Portugal, reconhecendo o interesse da Câmara Municipal na adesão de bens patrimoniais a rotas regionais de património cultural, arte contemporânea ou arquitetura, com fins culturais e turístico.
O Executivo aprovou, ainda, um contrato-programa a celebrar entre o Município e a Associação Animais de Rua – Esterilização e Proteção de Animais em Risco, visando a captura, encaminhamento para esterilização, em clínicas ou hospitais, recobro dos animais, devolução dos mesmos às colónias de gatos localizadas no concelho da Póvoa de Varzim e devida monitorização das mesmas.