O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esteve presente na sessão, que decorreu no Museu Municipal, assim como o Coordenador da Universidade Sénior, Abel Carriço, e o orador convidado, António Ferreira Afonso.

Criada em 2007, a Universidade Sénior é um projeto promovido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim, com o contínuo apoio pela autarquia poveira, na medida em que contribui para o objetivo comunitário de combater a solidão na terceira idade, através da promoção da intergeracionalidade e a transmissão de saber de forma dinâmica, criativa e interativa. 

São várias as atividades planeadas para os inscritos na Universidade Sénior, tais como aulas de pintura, música ou motricidade física; prova disso mesmo é o aumento de inscritos, ano após ano. 

Segundo Aires Pereira, “este é um esforço pró bono, que depende do espírito de missão de todos os envolvidos e que, da parte da Câmara Municipal, terá sempre apoio pois ajuda-nos a alcançar aquilo que mais nos importa para a nossa sociedade: que todos tenham um dia-a-dia saudável, ativo e feliz, assente num projeto de vida que não termina, apenas se transforma, após a idade da reforma”. 

É isto, inclusive, que justifica o investimento que tem sido feito na melhoria da qualidade de vida na terceira idade, através da requalificação de antigas escolas em Centros Ocupacionais que, graças a uma equipa de técnicos municipais e em complementaridade com a Universidade Sénior, proporcionam atividades diárias à população sénior do concelho. 

Recorde-se que este apoio municipal foi já reconhecido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim que, em maio deste ano e por ocasião da celebração dos seus 59 anos de existência, atribuiu ao Presidente da Câmara o título de “Companheiro Paul Harris”