A reunião teve por objetivo dinamizar a capacitação, qualificação e emprego de pessoas migrantes e refugiadas, com o objetivo de garantir uma inclusão abrangente e eficaz em todas as áreas: saúde, habitação, emprego, língua portuguesa. Foram, igualmente, apresentadas as ferramentas e serviços a descentralizar nesta área, por parte das entidades dinamizadoras (ACNUR, ACT, ANQEP, IEFP, DGEstE, DGES e DGRM).

Recorde-se, que o Município da Póvoa de Varzim, sublinhando o seu papel ativo na valorização da multiculturalidade, combate à discriminação e respeito pelos direitos humanos, presente no  Plano Estratégico 2020-2030, foi eleito, por unanimidade, como Município representante dos Grupos de Trabalho da região Norte. 

O “Integrar Valoriza” – aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho –  visa promover a criação, em cada município da rede, de pelo menos uma das seguintes respostas que ainda não disponha: Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; Plano Municipal para a Integração de Migrantes; Estratégia Local para a Habitação; Oferta de Cursos de Português como língua de acolhimento.