A reunião teve por objetivo apresentar os 50 concelhos que fazem parte desta rede de partilha de boas práticas ao nível da integração de pessoas migrantes, entre os quais o Município da Póvoa de Varzim foi eleito, por unanimidade, como representante dos Grupos de Trabalho da região Norte.

O “Integrar Valoriza” – aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho –  visa promover a criação, em cada município da rede, de pelo menos uma das seguintes respostas que ainda não disponha: Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; Plano Municipal para a Integração de Migrantes; Estratégia Local para a Habitação; Oferta de Cursos de Português como língua de acolhimento.

Sendo a valorização da multiculturalidade, o combate à discriminação e o respeito pelos direitos humanos grandes prioridades do Município da Póvoa de Varzim, dado o  enfoque constante do Plano Estratégico 2020-2030 (dois eixos prioritários – 4.1 O Mundo no Concelho e 4.2 O Concelho no Mundo), apenas nos resta concluir o, já iniciado, Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

Importa também referir que a Câmara Municipal tem, no Centro de Atendimento Municipal (CAM), o Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE), disponível para prestar apoio e informação a toda a comunidade migrante residente na Póvoa de Varzim.