Passar para o conteúdo principal

O Município da Póvoa de Varzim participou ativamente na 1.ª reunião do projeto “Integrar Valoriza”, que contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Rodrigues, e da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

A reunião teve por objetivo apresentar os 50 concelhos que fazem parte desta rede de partilha de boas práticas ao nível da integração de pessoas migrantes, entre os quais o Município da Póvoa de Varzim foi eleito, por unanimidade, como representante dos Grupos de Trabalho da região Norte.

O “Integrar Valoriza” – aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho –  visa promover a criação, em cada município da rede, de pelo menos uma das seguintes respostas que ainda não disponha: Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; Plano Municipal para a Integração de Migrantes; Estratégia Local para a Habitação; Oferta de Cursos de Português como língua de acolhimento.

Sendo a valorização da multiculturalidade, o combate à discriminação e o respeito pelos direitos humanos grandes prioridades do Município da Póvoa de Varzim, dado o  enfoque constante do Plano Estratégico 2020-2030 (dois eixos prioritários – 4.1 O Mundo no Concelho e 4.2 O Concelho no Mundo), apenas nos resta concluir o, já iniciado, Plano Municipal para a Integração de Migrantes. 

Importa também referir que a Câmara Municipal tem, no Centro de Atendimento Municipal (CAM), o Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE), disponível para prestar apoio e informação a toda a comunidade migrante residente na Póvoa de Varzim.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.