Este ano, o Bioblitz apresenta um novo formato híbrido, nunca deixando de firmar a sua importância junto da comunidade educativa e público em geral. Assim sendo, o Bioblitz decorrerá entre 31 de maio e 4 de junho exclusivamente para a comunidade escolar e de 5 a 6 de junho para o público em geral, com acesso gratuito à Fundação de Serralves.

Este evento representa uma oportunidade para promover o contacto com a natureza e o diálogo sobre a biodiversidade urbana, mas também para fomentar a partilha de projetos ambientais em desenvolvimento de cada município associado da Lipor. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira, referiu que esta parceria entre a Lipor e Serralves, que dura já desde 2016, é muito importante por duas razões – primeiramente, porque aumenta a participação ativa da comunidade nesta causa da biodiversidade e proteção do capital natural e, em segundo lugar, porque impulsiona a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, designadamente o de “Proteger a Vida Terrestre”.