O programa contemplou uma apresentação que visou a contextualização histórica do evento, nomeadamente as circunstâncias e as consequências socioeconómicas para as comunidades piscatórias afetadas. Esta tragédia teve repercussões alargadas no país, sendo o fator que pressionou no sentido de ser criado um organismo nacional para a gestão dos meios de socorros a náufragos. Nessa sequência ocorreu a criação do ISN através de Carta de Lei datada de 21 de abril de 1892.

A iniciativa contou com a participação do Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, o Capitão-de-mar-e-guerra Rui Gabriel Santos Pereira, cuja apresentação versou a atuação do ISN, na atualidade, destacando o programa de voluntariado designado “Cego do Maio”, assim como a nova embarcação salva-vidas que será em breve colocada na Póvoa de Varzim e que também recebeu o nome do nosso grande herói.

Ainda no âmbito do programa dos 250 Anos da Igreja da Lapa, realizou-se também, no passado domingo, uma Eucaristia de Sufrágio do Naufrágio de 1892, na Igreja da Lapa, seguido de um Memorial, no Largo António Nobre.