O programa distribui-se pelos seguintes escalões etários: infantil (8-10 anos) e juvenil (11-14 anos) de 18 a 22 de dezembro e júnior (15-18 anos), de 27 a 29 de dezembro.

A participação é gratuita, limitada ao número de vagas disponíveis (40 para infantil, 40 para juvenil e 20 para júnior), destinadas exclusivamente aos residentes no concelho, mediante apresentação do comprovativo de morada, limitadas a duas inscrições por agregado familiar, salvo outra composição do agregado. Os interessados devem imprimir e preencher a respetiva ficha de inscrição e entregar na Casa da Juventude, entre os dias 20 e 24 de novembro, das 9h00 às 17h00. As fichas de inscrição estão disponíveis aqui.

A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente por pai/mãe/encarregado de educação, ou terceiro devidamente identificado e autorizado, devendo o formulário estar integralmente preenchido e assinado, apresentando-se com os documentos solicitados, para que possa ser validada pelos serviços da Casa da Juventude. Caso os progenitores/encarregado de educação se façam representar, quem os substitui só pode representar um agregado familiar.