A Vereadora do Pelouro do Ambiente esteve presente e sublinhou a importância da “participação local” num assunto que é marcadamente global. Sílvia Costa realçou que “a saúde do planeta que habitamos” só é possível se “cuidarmos dele”, pelo que temos de “pensar global, agir local”.

Esta sessão teve como objetivo debater, com as diferentes partes interessadas da sociedade, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas e o Plano de Ação para o Clima e Energia do Município da Póvoa de Varzim.

Assim, a sessão incluiu uma dinâmica de grupo tendo em vista a análise e discussão, por setor de atividade, de medidas de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa no território; assim como de preparação e adaptação para os impactos adversos das alterações climáticas, permitindo um aumento da resiliência do território, assegurada por uma transição justa e inclusiva.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já aderiu ao Pacto Europeu dos Autarcas e tem dado vários passos no sentido de combater o impacto das alterações climáticas no concelho.