Mas também urge relembrar a discriminação de tratamento entre homens e mulheres, que ainda existe em alguns campos. Um exemplo disso mesmo é a diferença salarial entre pessoas que fazem o mesmo trabalho, atualmente fixada em 16%, mais 2% do que em 2019.

Apesar de se ter registado uma evolução positiva no ganho médio mensal total no nosso concelho, com um aumento de 15,68% entre 2013 e 2019, ainda há uma disparidade de 220,07 euros entre o ganho médio de mulheres e homens na Póvoa de Varzim.

Estes números revelam a importância urgente de encontrar medidas para esbater esta assimetria. Por isso, e de forma simbólica no dia de hoje, o Município da Póvoa de Varzim promoveu uma ação de consciencialização junto de todos os colaboradores municipais, através da distribuição de um panfleto informativo sobre o “longo caminho a percorrer para atingir a igualdade”, referiu Aires Pereira.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “todos os seres humanos devem viver em iguais condições de dignidade, direitos e liberdade” e é com base neste entendimento que o Município já avançou com a primeira fase do Plano Municipal para a Igualdade. Este documento, em fase final de produção, vai agregar informação significativa e útil para a definição de objetivos e ações a serem incluídas no l Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.