As alterações climáticas e a perda acelerada de biodiversidade e de habitats são alguns dos maiores desafios do nosso tempo. A compreensão, a preservação e conservação da riqueza natural dos territórios onde vivemos não são apenas um dever ambiental, mas também um imperativo cultural e social. A residência artística “Contra Tempos” propõe-se a construir e oferecer uma plataforma de sensibilização e reflexão sobre os desafios ecológicos que enfrentamos, através do diálogo entre a arte, a ciência, o ambiente e a comunidade.

É uma residência artística intensiva, de curta duração e com uma forte componente científica, que convida e desafia 3 ilustradores ibéricos, através do seu olhar criativo, a contribuírem para a promoção do conhecimento e valorização da biodiversidade, inspirando uma postura ativa de preservação do património natural, bem como a mudança de consciências. Cada registo tem como missão ser uma declaração de compromisso com o futuro, inspirando outros a ver, entender e proteger a biodiversidade que nos rodeia.

Esta iniciativa é realizada no âmbito da Ação “Ciência Participativa”, no quadro do projeto “Rede de Bosques pelo Clima”, financiado pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”) e pela Estratégia Nacional de Educação Ambiental, executado em parceria pelo Município da Póvoa de Varzim e o Centro do Clima.