O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, esteve presente na passada quinta-feira, dia 7, no arranque de mais uma ação de formação de Português, Língua de Acolhimento, constituída por 20 emigrantes do concelho, oriundos de diversas nacionalidades.
Organizada numa parceria entre o Município da Póvoa de Varzim o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR), esta formação acontece no âmbito da “Ação 4 – Português, Língua de Acolhimento”, da Operação PVPL – Póvoa de Varzim Potencia Literacias, e dá acesso ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
O Vereador do Pelouro da Educação reforçou “que é muito importante aprender português” pois a língua é o maior agente facilitador na integração social, profissional e cívica. Relembrou que Portugal necessita de pessoas mais jovens que contribuam para o rejuvenescimento da comunidade e do mercado de trabalho, e que é através da interação entre diferentes culturas que crescemos enquanto cidadãos do mundo e nos tornamos mais empáticos.
De forma simbólica, foi também efetuada a distribuição de um kit de merchandising composto por um saco de pano, um bloco A5, uma caneta e um flyer alusivos à Operação PVPL.
A Operação PVPL dedica-se à capacitação e formação de adultos ao longo da vida, a nível da alfabetização, literacia e motivação para a empregabilidade, conhecimento e valorização do património e, como previamente mencionado, o ensino da Língua Portuguesa a migrantes. É uma das Operações que constitui o Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção (PAOITI) da Póvoa de Varzim, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.